20 fevereiro 2010

0

Septoplastia e Turbinectomia

Princípios e indicações:

A função do nariz é conduzir o ar, purificá-lo, aquecê-lo, umidificá-lo, servir de câmara de ressonância para o som, possibilitar o olfato e iniciar o reflexo naso-sinusal.

No caso de obstrução nasal (“nariz entupido”), aumenta muito a perda de energia com a respiração, com prejuízo evidente para a saúde e para as funções acima citadas. Esta obstrução nasal pode ter como causa um desvio do septo nasal e/ou aumento (hipertrofia) dos cornetos nasais, dentre outras, e nos casos em que não há melhora com o tratamento clínico, poderá estar indicada a correção cirúrgica.

A septoplastia é indicada quando o desvio septal causa obstrução importante, alterações sinusais (sinusites) e dor de cabeça (cefaléia). Freqüentemente ocorre também hipertrofia dos cornetos nasais e, nesses casos, é também indicada a redução cirúrgica do volume dos mesmos, por cauterização, turbinectomia ou turbinoplastia.

A hipertrofia isolada dos cornetos nasais também é comum em casos de rinite alérgica, vasomotora e em cornetos bulosos e, nessas ocasiões, opera-se somente os cornetos (turbinectomia).

Os cornetos são projeções de osso e mucosa dentro do nariz. Em cada cavidade nasal existem 3 cornetos: superior, médio e inferior. Em raras situações se observa um quarto corneto.

Cada corneto é revestido por mucosa que contém glândulas secretoras de muco e uma rica rede de vasos sanguíneos; dessa maneira, o corneto exerce a importante função de aquecer e umidecer o ar que chega aos pulmões. Outras funções dos cornetos incluem a limpeza e filtração de partículas inadequadas e turbilhonamento de fluxo aéreo que permite “sentir” que o ar está entrando pelo nariz.

O corneto inferior é o mais importante para controlar o fluxo de ar que chega aos pulmões. Quando o corneto inferior se torna inchado e grande, o volume aéreo que passa pelo nariz pode se tornar deficiente. Dentre as causas para esta alteração podemos citar: alergia, exposição a componentes irritativos do ambiente, envelhecimento natural, alteração congênita, gravidez, flutuação hormonal (ex: progesterona) e inflamação persistente local. Outra causa é o desvio septal que causa um aumento compensatório do corneto inferior do lado contrário ao desvio. Ou seja, quando o septo se curva para um lado da cavidade nasal, ele ocupa mais espaço deste lado, tornando o corneto menor; no lado contrário ao desvio ocorre o inverso pois existe mais “espaço” para que o corneto se acomode

Quando o desvio septal surge associado a deformidade de dorso ou ponta nasal, pode ser necessário corrigir simultaneamente a aparência externa para melhorar o funcionamento do nariz, constituindo-se a cirurgia denominada rinosseptoplastia.



Cirurgia

A cirurgia é realizada com anestesia geral ou com anestesia local e os pacientes ficam internados por 1 ou 2 dias, dependendo da evolução pós-operatória dos mesmos.

A região abordada é extremamente complexa, com artérias e veias que irrigam as fossas nasais e seios paranasais. Além disso, situa-se bem próxima às órbitas e às meninges e possui várias variações anatômicas.

Trata-se de uma cirurgia exploradora, ou seja, é impossível se prever exatamente quais alterações serão encontradas e, portanto, muitas decisões podem e devem ser tomadas durante a cirurgia, sem que seja possível solicitar o consentimento específico para proceder aos tratamentos necessários.

Em geral, os pacientes necessitam de tampão para evitar sangramentos após a cirurgia, sendo que o mesmo é colocado por dentro do nariz e permanece por 1 a 3 dias, quando é retirado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam bem vindos!
Obrigada pelo carinho e deixem seus comentários.
Eles são muito importantes para mim!
Beijos!