20 fevereiro 2010

0

O Que é Desvio de septo nasal

Desvio de septo nasal

O desvio de septo nasal é, sem duvida, a principal causa anatômica de obstrução nasal. Ele consiste em um desvio da cartilagem ou do osso do septo nasal, obstruindo assim a passagem de ar. A origem do desvio de septo nasal pode ser genética ou traumática. As principais repercussões da obstrução nasal são a piora do desempenho físico, já que o paciente mantém uma respiração bucal de suplência, irritabilidade crônica na garganta associada ou não à presença de pigarro e dor de garganta de repetição, principalmente pela manhã e que melhora no decorrer do dia. Outros sinais e sintomas são dificuldade no dormir, sono agitado, roncos e apnéia noturna (parada respiratória durante o sono), que podem levar ao aparecimento de doenças como pressão alta, dificuldade de concentração e irritabilidade e, após consulta com otorrinolaringologista, descobre-se que a causa é o desvio de septo nasal.



Septoplastia

A septoplastia é um procedimento para correção do desvio da cartilagem ou do osso do septo nasal e é realizada com uma sedação anestésica, aonde o paciente dorme durante o procedimento, associada a uma anestesia local. A cirurgia consiste em uma pequena incisão dentro do nariz com descolamento da mucosa nasal e a retirada do desvio. Ao invés de tamponamento nasal são realizados pontos intranasais com fios absorviveis, aumentado em muito o conforto pós operatório do procedimento.



Turbinectomia

A turbinectomia consiste na retirada parcial dos cornetos nasais, que são estruturas responsáveis pela filtração, umidificação e aquecimento do ar que vai para os pulmões, porém também são responsáveis pelos sintomas da rinite alérgica, e com a sua remoção parcial o funcionamento nasal é preservado porém, os sintomas da doença são reduzidos em muito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam bem vindos!
Obrigada pelo carinho e deixem seus comentários.
Eles são muito importantes para mim!
Beijos!