03 março 2010

0

A Roupa da Mulher Adventista – A Calça




Talvez o uso da calça seja uma das questões mais polêmicas quando falamos em modéstia cristã e roupa da mulher adventista. Muitas pessoas se opõem definitivamente ao uso da calça, enquanto outras acham que não tem nada a ver o uso da mesma, inclusive dentro da Igreja. Enfim… a discussão existe desde que se criaram as calças femininas e permanece até hoje.

O que a Palavra de Deus e o Espírito de Profecia dizem sobre esse assunto?

Muita gente, que é contra o uso de calça por mulheres, utiliza o seguinte texto bíblico: “Não haverá traje de homem na mulher, e nem vestirá o homem roupa de mulher; porque, qualquer que faz isto, abominação é ao SENHOR teu Deus.” Deuteronômio 22:5. De acordo com o Pastor Yuri Ravem, no artigo publicado no Advir, denominado O Uso da Calça Comprida Para as Mulheres”, “ “Este texto se refere, segundo seu contexto histórico, à roupas íntimas, pois na época o vestuário era praticamente o mesmo para ambos os sexos (geralmente a túnica). A idéia do texto é proibir o homossexualismo, e não proibir calça comprida para as mulheres ou qualquer tipo de vestuário específico. A verdade é que nesta época nem havia calça comprida como as de hoje, então, como dizer que esse verso as proíbe?”.

Os princípios presentes na Bíblia e no Espírito de Profecia a respeito da roupa, dizem respeito aos seguintes aspectos: Modéstia, Saúde e Decência.

“O amor ao vestuário põe em perigo a moral e torna a mulher o oposto da senhora cristã, caracterizada pela modéstia e a sobriedade. A roupa aparatosa, extravagante, encoraja muitas vezes o sensualismo no coração do que a usa, e desperta as paixões inferiores no coração do observador. Deus vê que a ruína do caráter é freqüentemente precedida pela condescendência com o orgulho e a vaidade no vestir. Nota Ele que o vestuário dispendioso sufoca o desejo de fazer o bem.” . (Conselhos Sobre Saúde, p. 602)



“Toda peça de roupa deve ser modesta e simples, sem adornos desnecessários, para que assim possa haver pouco trabalho para lavá-la e passá-la a ferro. Deve especialmente cada peça que entra em contato com a pele ser conservada limpa e livre de qualquer odor ofensivo. Coisa alguma de caráter irritante deve tocar o corpo das crianças, nem se deve permitir que sua roupa os aperte de qualquer maneira. Caso se desse mais atenção a esse assunto, muito menos impureza seria praticada. Christian Temperance and Bible Hygiene, pág. 142.” (Orientação da Criança, p. 462)



Nesse contexto, podemos entender que o problema não é usar calça, mas que calça usar. Da mesma forma como muitas saias e vestidos podem ser inadequados, a calça pode ser uma peça modesta, decente e que não gere prejuízos à saúde. Contudo é preciso sabedoria e discernimento para escolher a calça certa.

Além disso, a calça também tem seu momento e lugar. Existem atividades que não podem ser realizadas de saia, pois podem representar risco de acidente (como em uma escalada), ou e expor o corpo da mulher (como em alguns ambientes de trabalho), entre outros. Mas existem situações em que a calça também não convém, como na Igreja. Talvez a questão seja mais relacionada ao costume que trazemos em nossa Igreja, e o problema maior fosse escandalizar irmãos e irmãs que não concordam com o uso de calça na Igreja. E aqui entra um sábio conselho: “Assim que não nos julguemos mais uns aos outros; antes seja o vosso propósito não pôr tropeço ou escândalo ao irmão.” Romanos 14:13

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam bem vindos!
Obrigada pelo carinho e deixem seus comentários.
Eles são muito importantes para mim!
Beijos!