03 março 2010

0

Adventistas, Cafeína e Tradições





Costumamos pensar que nossa fé e crenças possuem fundamento bíblico, e que ao contrário de outras religiões, não fazemos ou deixamos de fazer coisas somente por tradição. Bem… essa é uma grande falácia! Precisamos refletir um pouco acerca de tradições que têm tirado de nossas mentes o foco da mensagem. Na verdade, essas tradições são sutis, e muitas vezes nem às vemos como tradições!

Não quero focar as nossas tradições, nem enumerá-las e discutí-las aqui. Quero apenas começar essa conversa incluindo nossas práticas em relação à cafeína no conjunto de nossas tradições, naquele conjunto de coisas que aprendemos de nossos pais e irmãos da igreja, que muitas vezes não conhecemos os fundamentos, e que fazemos porque quando nascemos já era assim!

Como adventistas, costumamos dizer que não tomamos café. Quando alguém nos pergunta o por quê de não tomarmos café, alguns respondem que é por causa da cafeína, outros dizem que é costume da Igreja, e outros se calam pois não sabem o que responder. Você sabe por que os adventistas não tomam café?

Ellen White nos alerta quanto a ingestão de alimentos estimulantes. A cafeína é uma substância estimulante presente em vários alimentos, entre eles o café. De acordo com o artigo científico “Consumo de Cafeína e Prematuridade”, publicado na “Revista de Nutrição”, “as maiores fontes de cafeína são café, chá, chocolate e refrigerantes do tipo cola.” Mais a frente o artigo diz: “A cafeína é, provavelmente, a droga mais freqüentemente ingerida no mundo, sendo consumida por pessoas em todas as idades.”

O Que é cafeína: chamada de trimetilxantina. Trata-se de um derivado da xantina correlato ao ácido úrico formado no organismo e um tóxico a ser excretado pelos rins. É encontrado no café, no chá verde, no chá preto, no chá mate, em bebidas à base de cola e em menores quantidades no chocolate.


Foram publicados há algum tempo no advir, três artigos sobre a cafeína :
“Os Adventistas e a Cafeína”,
“O Efeito da Cafeína”,
Adventistas e a Coca-Cola“.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam bem vindos!
Obrigada pelo carinho e deixem seus comentários.
Eles são muito importantes para mim!
Beijos!