15 setembro 2011

0

Pica-Pau ensinando as Crianças



Analisando a história de criação do pica-pau (por Walter Lantz – 1940) percebemos o quão imprevisível é o gosto popular. Na verdade ele foi criado e foi rejeitado por ser considerado o desenho mais feio e mais desajeitado que o diretor da Universal Estúdios já havia visto. Porém como na época só havia como opção, o desenho da Família Panda, ele foi exibido. De imediato lhe foi sugerido que trocasse de nome. Primeiramente ele se chamava Knock Knock e passou a chamar-se Woody Woodpecker. O episódio contava a história de um motorista que dirigia alucinadamente e o desenho gira em torno das peripécias que ele pratica desfazendo da autorizada do guarda.

Em 1950, Grace, esposa de Lantz, se ofereceu para fazer a voz do Pica-Pau, mas Lantz não aceitou a idéia de seu conjuge fazer a interpretação do personagem masculino. Sem desistir, Grace secretamente fez as gravações e mandou a fita de forma anônima para a equipe conferir. Sem saber que era a voz de sua esposa, Walter gostou da gravação e definiu que será ideal para o personagem. A principio, Grace não queria aparecer nos créditos e evitar que as crianças soubessem que a voz do Pica-Pau era interpretada por uma mulher.

Na verdade ele foi criado para ser vilão e não herói, um personagem masculino com voz feminina um tanto estranho. porém já no primeiro ano de exibição ele caiu no gosto popular e passou a ser o personagem mais famoso, ganhando inclusive sua estrela na calçada da fama. O sucesso do Pica-pau dura até hoje. É impressionante como as crianças passam horas assistindo este passarinho malvado que não sossega enquanto não faz muitas maldades com o Zeca Urubu que também não é flor que se cheire. Agora se ele faz maldades, por que ele seduz tanto? Porque a violência envolve o indivíduo através de estímulos que provocam emoções fortes e que promovem excitação.

A criança ao assistir o desenho do Pica-pau vai perceber que o mais engenhoso, que está sempre arquitetando situações para vencer o mais fraco, sempre sai ganhando. Ela vai interiorizando este conceito de que o forte ganha e o fraco perde. É neste momento que se a criança quer o brinquedo que está na mão do outro, ao invés de ela pedir “me empresta” ela tenta pegar e se não consegue chuta, morde, empurra.


10 Coisas que Pica-pau ensina


Assistindo Picapau (várias e várias vezes pela Record) eu notei que esse desenho nos ensina lições terriveis. O que aconteceu com as crianças que cresceram assistindo isso

1.Violência Contra idosos - Nesse episódio o Picapau engana a velha para ela se esconder num baú, que é arremessado no fundo do Mar pela neta dela.


2.Charlatanismo - Ele se finge de doente para enganar essa outra velha para ser cuidado por ela. E ainda mente pra enganar o cachorro dela

 

3.Roubo e invasão - Além de roubar coisas dos outros em vários episódios (ele vive roubando gasolina do carro dos outros), ele invadiu a casinha do pássaro e o expulsou dela .


4.Prostituição - ele em vários episódio se traveste de mulher (e bem gata) para tirar vantagem dos outros. E o Leoncio já caiu umas 3 vezes nessa pela minha conta.


5.Ser gigolô - Nesse episódio ele quer se casar com uma mulher rica só pela grana, e pela comida. Mas ela  era tão feia que ele nem quis a grana.


6.Violência doméstica e animal - Nesse episódio ele maltrata o bebê gorilla só por vingança. Se bem que eu faria a mesma coisa nessa situação. 

 

7.Desacato a autoridade e Imprudência ao volante - Ele diversas vezes dirige perigosamente em vários episódios, e ainda agride vários policiais


8.Ser um mal aluno - Nesse episódio ele maltrata tanto a professora que merece a palmatória.


9.Vagabundagem - Nesse episódio ele além de não querer trabalhar, ele rouba o trabalho dos outros. E nem aprende uma lição no final.


10.Rebeldia - Ele já nasce maltratando o pai!! E ainda destrói a casa dele e o abandona. Que filho ingrato.

 

E tem outras coisas que o picapau fez ao longo desses 200 episódios.


Fontes:
www.educaja.com.br
www.fabriciobezerradaguia.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam bem vindos!
Obrigada pelo carinho e deixem seus comentários.
Eles são muito importantes para mim!
Beijos!