16 outubro 2010

0

Ênfase do Trimestre


Ênfase do Trimestre: siga a bíblia, oração Intercessória, Dia da Criança, prevenção contra a violência.

Material do professor:
Bíblia, lição de escola sabatina, manual do professor, DVD Tempo de Louvar, CD Tempo de Louvar, resumo, inspiração juvenil e Informativo das Missões. Atos dos Apóstolos, Belas Histórias da Bíblia.

1. Organização da classe: Identificar as equipes em cores, ou o nome dos amigos de Paulo, ou lugares por onde Paulo passou (Listra, Roma).

2. Decoração da sala: Material em Feltro Tia Helenita (Jesus e Anjo grandes, árvore de frutas, borboletas e pássaros, barco de Paulo).

Kit Classe: Para organizar a mesa colocar apostila do professor, bíblia, hinário, coletâneas, lembranças visitas, cartão de boas vindas, bloquinho, lápis e canetas.

3. Recepção Externa

Identificação da Porta: Plaquinha em EVA.

a) Capitão do barco: O marinheiro escolhido será o diácono ou diaconisa e fará a recepção recebendo os colegas na porta. Terá chapéu e colete branco de TNT, com passaporte feito de sulfite, papel cartão e digital. Mesa com toalha branca ou azul. Caixa em formato de barco para lições a serem doadas com a seguinte frase “Leve uma criança ao porto seguro que ‘Jesus’ doando uma lição”.
b) Carteiro missionário: Convide cada sábado um aluno para ser o carteiro agente da esperança vestido a rigor com bolsa entregando o verso decorado, referência bíblica, anúncio importante e lição do programa carteiro missionário.
c) Mural externo: bíblia em quadro com o tema, verso e referencia bíblica da lição.

4. Boas Vindas: Saudar as crianças à porta.

O Responsável pela leitura- deverá escolher uma criança para ler os textos bíblicos durante o programa.
O regente - deve ajudar a cantar os hinos na abertura e demais ocasiões, tenha coletâneas para todos, ou a letra em cartolina onde todos possam ler. Usar a mesa da recepção.

5. Incentivo de Presença

a)
Passaporte: Cada criança deverá ter um passaporte, e a cada sábado ao falar o verso áureo colocará sua digital no espaço de cada sábado. E ao final do trimestre levará como lembrança os desafios alcançados.
b) Material em feltro: burrinho com 30 espigas de milho (Tia Helenita).

6. Minutos prévios - Desafios – Curiosidades

a) Curiosidades apresentadas pelas equipes
b) Quadro para costurar a ser entregue no próximo sábado
c) Seguir atividades do manual
obs: poderá escolher uma opção acima para cada sábado.

7. Cantinho da Oração Intercessória

a)
Árvore com frutos do Espírito: frutos de garrafa pet (fundo da garrafa) ou balão com atividades dentro.
b) Celular de Oração: 13 motivos, cada sábado orar para um motivo. Os motivos deverão ser usados do manual.

8. Momento do Louvor

Deve ser dirigido pelo professor mais a equipe e instrumentos, teclado, flauta, violão. Apresentar as letras das músicas em cartaz ou coletâneas.
Incentivar as crianças a aprenderem os hinos do CD tempo de louvar, após principalmente o professor conhecer o hino desafiar a todos a cantarem sem o CD, com acompanhamento de instrumentos.
Coral Infanto-Juvenil: incentivar a formação do coral e se precisar de orientações procurar os Ministérios da Criança e do Adolescente da APV.
Descobrir o hino preferido de cada um e cantar a cada sábado.
A cada sábado a música poderá ser dirigida por uma equipe.

9. Cantinho do Aniversariante.

a) Painel com saquinhos de presentes podem ser caixas também que dentro, tenha as características do aniversariante do dia ou do mês.
b) Faça uma grande faixa com tecido ou papel e o nome do aluno aniversariante. Peça para que os demais alunos escrevam recados especiais para o colega.
c) Sugestão de Lembranças: fruta (maçã com lembrancinha dentro), lápis, livro, tiara para as meninas, adesivos e marca-paginas (tia Helenita).

10. Visitas: Faixa de Novos Amigos:

Faça uma faixa de papel ou de tecido e peça que alguém da equipe escreva o nome do visitante.
Utilizar a bíblia com livros da bíblia em cartão ou caixinhas para marcar o nome do visitante, o verso aprendido no dia e dar lhe de lembrança. No dia seguinte telefonar e convidá-lo para próximas programações.

11. Cantinho das Missões – Divisão Interamericana: O projeto missionário será destinado à Divisão Interamericana, país beneficiado: Haiti.
Projetos:

- Ajudar a reparar ou reconstruir igrejas danificadas ou destruídas durante o terremoto de 12 de janeiro, e os dormitórios da Universidade Adventista.
- Ajudar a prover uniformes escolares, calçados e livros para as crianças, quando elas retornarem as aulas.

Incentivo às missões:

a) Maquete de escolas, igrejas, casas. (cada sábado acrescentar os tijolos e outros, para reconstrução do Haiti).
b) Cuidando de uma criança : Haverá um boneco (criança do Haiti), e um adulto (pais) deverá ensinar “como cuidar da criança” (não falar com estranhos, cuidado com o que come, como segurá-lo, quem poderá segurá-lo, não entregá-lo para estranhos). Cada sábado uma família levará para casa para cuidar.

Material em feltro (Tia Helenita): igreja para montar, mapa em papel e em cartão, figuras de apoio ao informativo missionário.
Recipiente para arrecadar a oferta:

a) barco, caminhão, tijolo (reconstruindo Haiti).

12. Lição Bíblica/ Vivenciando a História / Estudo da Bíblia/ Aplicação da lição/ Como partilhar.(seguir orientação da apostila)

a) Introduzindo a Lição - Siga a Bíblia:
Prepare um caminho por toda a sala finalizando na mesa onde será colocada a bíblia. Este caminho servirá para a entrada da bíblia que deverá acontecer a cada sábado. Faça a Bíblia em formato de caixa e dentro coloque objetos que caracterizem a lição de cada sábado. Convidem uma criança por ‘sábado para entrar com a bíblia e coloque-a em cima do altar no cantinho do santuário.Cantem para entrada da Bíblia B I B L I A

b) A cada sábado acrescentar uma curiosidade à lição (ábaco, mesa de tábua, pião, algo em couro.

c) Seguir os passos do Elo da Graça da lição bíblica (manual).

13. Incentivo para estudo da Lição:

**Solicitar aos pais que incentivem seus filhos a estudarem a lição e a memorizarem o verso bíblico, através de carta, visitação, diálogo e telefonemas.
**Solicitar aos líderes da igreja a divulgação da lição dos menores para igreja em geral.

Verso para Memorizar:

Incentivar as crianças a estudarem os versos da lição para participarem dos momentos prévios.

Incentivo para o Verso:

Falar o verso na entrada para o carteiro agente da esperança e depositá-lo na caixa bíblia individual.

No final do trimestre levará para casa.

Adesivos da 13 lições Kopprint.

Frases para os Primários em cartão = Mensagem Central, pode ser lida pela equipe da lição e repetida pelas demais equipes como se fosse o brado da conquista do dia.

14. Dia da criança

a)
Projeto Sorria Criança (ADRA Kids): Arrecadação de brinquedos para crianças carentes.
b) Sugestões de Lembranças: passeio, porta trecos, cachorro de toalha, squizze.

15. Programa 13º Sábado

As crianças deverão apresentar os versos áureos aprendidos no trimestre para os pais.
Lembrança: Passaporte confeccionado por todo o trimestre e quadro para costurar com motivo de natal.

a) bonecos para apresentações.


16. Como fazer com que crianças estudem e adquiram a lição da Escola Sabatina


Envolver as crianças na “Caminhada para o céu. Estudar a lição é um desafio a ser superado e vale ponto para a equipe!


a) Dar atenção individualmente para cada criança ao Corrigir a atividade da lição. As professoras ao corrigirem as atividades podem acrescentar adesivos interessantes ou carimbo na lição da criança, seguido do autógrafo do professor (neste momento o professor deve ser bem convincente, entusiasta, e saber com antecedência as respostas corretas);
b) Após vivenciar a história do dia pedir que todas as crianças abram suas lições na página onde inicia a história para todos juntos observarem a figura da história contada. Com esta “leitura da figura”, selamos esta etapa do vivenciando a história.
c) Confeccionar uma “pasta” do tamanho da capa da lição, com bolsinhos para as atividades diárias.

17. Faltantes:

Quando um aluno faltar um ou dois sábados, leve as equipes para visitá-lo, Tenha uma cesta de carinho repleta de coisas (canetinhas, atividades bíblicas, Cd’s, álbum do sábado, etc,) para levar para as pessoas que estão impossibilitadas de vir na escola sabatina. Quando ela vier a Escola Sabatina, dê um cartão demonstrando alegria por sua presença, envie pelo correio um cartão falando de como sentiram sua falta ou telefone. Se ele não aparecer no sábado seguinte, vá visitá-lo

18. Minha casa da criatividade

Esta atividade poderá ser desenvolvida junto aos aventureiros e desbravadores. Neste trimestre prepare juntamente com os alunos um presente para o dia da criança.

19. Mini-biblioteca: montar uma mini-biblioteca com os livros doados pela igreja para que as crianças possam pesquisar e estudar.

20. Livro Aberto da Classe

Confeccionar um livro onde será escrita a história da classe. Este livro será dividido em três partes. Na primeira parte cada sábado um aluno escreverá o tema, verso e referencia bíblica da lição, estilo História em quadrinhos. Na segunda parte do livro serão registrados os visitantes e aniversariantes. Quando a igreja fizer aniversario é interessante que esse livro seja aberto para que se veja a historia dessa geração. E no futuro isso servirá de lembrança dos feitos da geração anterior.

21. Escola de pais

Incentivar os pais a serem missionários juntos com seus filhos convidando vizinhos para culto em família. Orientem, encontrarem junto aos filhos as curiosidades para levarem na escola sabatina.

Estudo da bíblia na casa das crianças.

Bumerangue
Concurso de Marca-páginas
Clube de voluntários
Todos deverão trazer a anotação do consumo de água da sua família, ao final de cada mês ver que mais conseguiu economizar Cuidar do meio ambiente: Recipientes para reciclagem. Pedir a cada sábado que a equipe cuide deste projeto.
Promover um encontro com as crianças onde cada uma trará uma porção de frutas para junto com os amigos e professores saborearem juntos estas maravilhas que Deus nos deu.

22. Classe bíblica

Cada igreja deverá ter uma classe bíblica ao longo do ano para crianças alfabetizadas. Poderá usar o estudo bíblico para menores “Ouvindo a Voz de Deus”, e poderá também utilizar o livro “Eu conheço a Minha História”.


23. Próximos Eventos:

 Promover o Projeto Pai Aluno por um Dia (ensinar os pais a ensinarem) escola de pais (na igreja) mensal.
 Capacitação para Diretores de Classes Bíblicas. Aguardem para mais informações!!!

24. Material de Apoio

 Inspiração juvenil
 Estudo Bíblico para juvenis Ouvindo Voz de Deus
 Carteiro missionário
 Bolsinha de Oferta e Dízimo
 Caderno Eu Conheço a Minha História (Aluno R$4,99)
 Livros: A Batalha de todo menino adolescente, Batalha de toda menina adolescente; Proibido para meninos, Indispensável para Meninas.



Visite os Sites:

www.paulistadovale.org.br
www.portaladventista.org.br
www.igrejadventista.org.br
http://shirleyaraujokids.blogspot.com
www.lojasels.org.br
www.tiahelenita.com.br (Fábrica Kopprint)
www.euroafrica.org




Baixe e Imprima:






Um Abraço,
Rosemari Tavares de Oliveira
Diretora Ministérios da Criança e do Adolescente

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam bem vindos!
Obrigada pelo carinho e deixem seus comentários.
Eles são muito importantes para mim!
Beijos!