20 outubro 2010

2

CLASSE PRIMÁRIOS



Olá professor, seja bem vindo à classe dos primários!
Vamos apresentar algumas sugestões e idéias que podem ser desenvolvidas com seus alunos na escola sabatina neste trimestre. Antes porém, queremos ressaltar que nesta fase, seu aluno já possui o caráter esboçado, a personalidade um pouco definida e a inteligência despertada. Ele também necessita aumentar a confiança em si próprio e nos outros.
Por isso querido professor, tanto os pais como vocês, tem a responsabilidade de inculcar–lhe confiança nas suas atitudes e segurança em si mesmos. Não sejam indiferentes as atitudes de seus alunos, eles precisam de sua aprovação ou reprovação. Mas quando você for reprovar, lembre-se que deve ser com muito amor.


1. Atividades prévias

Esta atividade é para ser realizada com os alunos que chegarem antes das 9hs. Aproveitando que estudaremos bastante sobre a igreja cristã no tempo de Paulo e também sobre a reconstrução de Jerusalém. Sugerimos realizar um jogo que chamaremos de “O construtor bíblico”. A cada sábado teremos 10 perguntas relacionadas à lição da Escola Sabatina, estudada em casa.
Cada aluno receberá uma cartela de respostas e 13 tijolos com números correspondentes as perguntas. Quando o professor fizer a pergunta, os alunos deverão pegar o tijolo, que contem o número da pergunta e colocar na resposta correspondente na cartela. Ao término de todas as perguntas, os alunos deverão entregar as cartelas para o professor que irá conferir as respostas e marcar a pontuação. Com isto estaremos incentivando os alunos a estudarem a lição em casa e a chegarem mais cedo à escola Sabatina.

Como fazer o material didático: Para confeccionar este jogo, você precisa imprimir a cartela em uma folha A4 e colar num pedaço de EVA ou papel cartão. Fazer os tijolos em EVA laranja grosso e as colunas em EVA bege grosso.
Para guardar o jogo, você pode colocá-lo em uma caixa de embalagem de papelão no tamanho de ½ folha A4.
Para os cartões de perguntas e a cartela de respostas, você só precisa imprimir em folha A4.

2. Atividades Preparatórias

Esta atividade tem como objetivo motivar os alunos para o tema central da lição, principalmente o tipo de aluno IMAGINATIVO. Este aluno precisa sentir que vale a pena aprender o que queremos ensinar. Preparamos um pergaminho para cada dinâmica deste trimestre. Serviço, Graça e Adoração. No auxiliar do professor você sempre encontrará duas sugestões para este momento. Verifique qual se adapta melhor a sua realidade e realize com seus alunos.

3. Incentivo de Presença

Como incentivo de presença, sugerimos continuar trabalhando com os talentos, que é uma proposta da união. Se você ainda não trabalhou não tem problema, pode começar neste trimestre. O projeto dos talentos tem como objetivo motivar os alunos a realizarem ações que ajudarão na construção e fortalecimento de sua experiência cristã. Continuando com o tema construção, sugerimos fazer o Muro dos Talentos. Este muro pode ser como o muro de Jerusalém. Neste muro você destacará alguns tijolos com as atividades que os alunos deverão realizar para receber os talentos. Quando o aluno chegar à sala, deverá receber um tijolo com seu nome. O aluno colocará seu tijolo no muro, indicando que ele está presente e participando desta construção.

Aqui temos algumas sugestões para os talentos:

- Estudar a lição = 20 talentos.
- Chegar cedo = 10 talentos
- Participar na Escola Sabatina = 5 talentos
- Trazer a lição = 5 talentos
- Trazer a Bíblia = 5 talentos
- Fazer o ano bíblico = 20 talentos por semana

Para cada ação o aluno estará recebendo talentos. Na festa de encerramento do trimestre você poderá proporcionar um momento que o aluno poderá trocar os talentos por objetos de seu interesse. (procurar colocar objetos educativos)

• Como fazer o material didático: Pintar um painel em tecido ou papel pardo de um muro como o de Jerusalém, colocar o letreiro “Muro dos Talentos” conforme a sugestão apresentada no vídeo. Confeccionar os tijolos com os nomes dos alunos em E.V.A. laranja. Você encontrará fotos deste painel na pasta de Download no Site da união.

3. Momento da oração

Este momento precisa ser desenvolvido com muita reverência. Os alunos precisam entender que a oração é um momento muito especial em que eles se colocam diretamente na presença de Deus. Sugerimos construir o “Templo de oração”. Ao centro deste templo teremos o altar de sacrifícios. Este templo será uma combinação do tempo dos profetas e de Paulo. Logo na entrada da sala você deverá preparar uma cesta bonita para colocar pequenos pergaminhos que os alunos usarão para escrever seus pedidos e agradecimentos após terem escrito, deverão colocar os pergaminhos no altar de sacrifícios. No momento da oração, alunos e professor deverão orar juntos no templo da oração.

• Como fazer o material didático: Para confeccionar as colunas do templo você pode utilizar a parte canelada do papelão. Para as bases das colunas pode ser utilizado bloco de isopor ou caixas de papelão. Para pintura, tinta guache cinza ou cor de pedra. Para confeccionar o altar de sacrifício, você pode utilizar papel cartão ou papelão. Os pergaminhos foram feitos com papel pardo, palitos de espeto com bolinhas nas pontas.

4. Informativo das missões

Neste trimestre estaremos ajudando o Haiti que pertence a Divisão Interamericana. Após tão terrível terremoto que devastou o país, necessitamos colaborar com os projetos de nossa igreja para eles. Os projetos em destaque são:

1. Reconstrução das igrejas do Haiti.
2. Reconstrução do dormitório da universidade
3. Providenciar uniformes, livros, cadernos para as crianças.
Como incentivo para estes projetos, sugerimos criar um cenário com os seguintes objetos:
a. Uma armação de uma igreja,
b. uma palmeira( vegetação típica do país)
c. um mastro com a bandeira do Haiti
d. uma placa de jardim com informações sobre o país.
e. Um carrinho de mão com uma colher de pedreiro.
f. Uma placa de identificação da igreja adventista.
g. Vários tijolos

No momento da oferta, utilizar o carrinho de mão para recolher a oferta e se o alvo for alcançado, o aluno retornará com o carrinho cheio de tijolos para colocar na construção da igreja. O desafio é terminar de construir a igreja até o término do trimestre.
O objetivo da placa de jardim é para colocar informações sobre o Haiti (a cada sábado colocar uma informação nova).

• Como fazer o material didático:

a. Com sarrafos de madeira ou MDF, construir a armação da igreja. Colocar como fundo um pedaço de compensado. A dimensão da igreja é de 67cm X 1m
b. A palmeira pode ser natural ou confeccionada em EVA
c. Com um cabo de vassoura confeccionar o mastro e com EVA com a bandeira do Haiti.
d. A placa de jardim pode ser em madeira, MDF ou compensado.
e. O carrinho de mão pode ser confeccionado em madeira.
f. A placa pode ser em madeira ou EVA.
g. Encapar caixas pequenas de suco, com papel pardo e pintar com tinha guache na cor de tijolo ou cerâmica.

4. Estudo da Lição

Este é o momento principal de toda a Escola Sabatina. Neste momento você estará atendendo, principalmente o aluno ANALÍTICO. Dentro da proposta do Elo da Graça, os pontos enfatizados, durante todo o tempo da escola Sabatina, estão relacionados com uma das quatro dinâmicas da experiência do desenvolvimento da fé: Serviço, Adoração , Comunidade, e Graça.
Neste trimestre estaremos trabalhando o “SERVISO”, “GRAÇA” e “ADORAÇÃO”.
Sugerimos confeccionar pergaminhos que destacarão estas dinâmicas e os cartazes com o tema central da lição. Se desejar, poderá fazer um pergaminho para cada dinâmica ou apenas um e ir trocando a cada mês.

Obs. As fichas, com a mensagem central, deverão ser colocadas no momento da atividade preparatória e reforçadas durante a lição.
Sugerimos realizar uma atividade prática com os alunos ao término de cada dinâmica. Por exemplo:

SERVIÇO: Realizar no 4º. Sábado do trimestre, uma visita, com os alunos, a uma comunidade ou família carente para entregarem algum alimento feito por eles. Poderão se reunir no sábado à tarde para elaboração e distribuição dos alimentos. O alimento pode ser uma sopa com pão, um assado ou sanduíches com suco. Levar sempre uma literatura cristã para distribuir junto com o alimento.

GRAÇA: Realizar no 9º. Sábado a “Noite de GRAÇA”. Elaborar um programa com bate-papo, dinâmicas, testemunhos e um momento de confraternização. Neste encontro proporcionar um ambiente agradável e sociável onde os alunos sejam motivados a testemunhar e participar das dinâmicas. É fundamental que haja interação entre os alunos e professores para observarem o entendimento deles em relação à graça, perdão e confiança em Deus.
Preparar algum presente para dar aos alunos no final do encontro, representando a graça de Deus.

ADORAÇÃO: Realizar no 12º. Sábado o “Dia de Alegria”. Elaborar uma programação com os alunos para ser realizada no sábado à tarde em um asilo, orfanato ou numa maternidade. Os alunos deverão preparar kits de presentes para entregar as pessoas. Por exemplo:
No asilo – pode ser um pacote de biscoito caseiro ou toalha higiênica com o livro do Mark Finley.
No orfanato – pode ser um livro de história com lápis de cor ou um brinquedo com folheto.
Na maternidade – pode ser uma toalha de boca e babador ou um cobertor feito pela ADRA com um livro do Mark Finley.

Começar a divulgar estas atividades com antecedência e sempre enviar uma carta aos pais informando sobre as atividades e convidando-os a participar.
Outra sugestão para o momento da lição é preparar duas maquetes. Uma para ilustrar as viagens de Paulo, que serão estudadas nas quatro primeiras lições, e outra ilustrar o período do nascimento de Jesus, que serão estudadas nas quatro últimas.

• Como fazer o material didático:

Viagens de Paulo- a base desta maquete pode ser confeccionada em isopor. Os objetos como o barco, a igreja, o pergaminho, a prisão e a tenda, podem ser confeccionados em EVA. Se não quiser fazer a maquete pode pintar o mapa das viagens de Paulo em TNT.

Nascimento de Jesus- esta maquete pode ser confeccionada em madeira ou em EVA. Os personagens podem ser feitos com cones de papel cartão ou papelão. As roupas de retalho de tecidos. Os moldes e imagens dos personagens também estão disponíveis no site da União para fazer download.

Querido professor, eu sei que é grande o desafio de cumprir com todas as atividades dentro do horário previsto para a Escola Sabatina. Por isso, se programe para começar no horário, mesmo que tenha apenas um aluno. Não deixe de realizar a parte da “Aplicação da lição” e o “Partilhando a lição”; pois o objetivo destas atividades é mostrar aos alunos, principalmente ao aluno PRÁTICO e o DINÂMICO, como podem colocar em prática e partilhar o que aprenderam.
Espero que as sugestões e ideias aqui apresentadas venham colaborar e incentivá-lo, ainda mais, no preparo dos materiais para este último trimestre do ano.


Um grande abraço!

2 comentários:

  1. Olá Joana!
    Sua participação na minha promoção já foi aceita, mas o selinho da promoção não é esse =) é outro. Esse foi para um aviso do cumprimento das regras, nem todos seguem. É uma pena!

    Cso vc faça uma postagem divulgando o sorteio tb, terá 2 numeros para sortear. Ok?

    Abraços, Débora

    ResponderExcluir
  2. Ah, desculpa, esqueci de deixar o link para vc poder se escrever corretamente na promoção:

    http://deborahartes.blogspot.com/2010/10/promocao-parabens-deborah-artes.html

    Deixe os dados pedidos nesse post. Ok?

    ResponderExcluir

Sejam bem vindos!
Obrigada pelo carinho e deixem seus comentários.
Eles são muito importantes para mim!
Beijos!