03 maio 2010

0

Auto Exame da Mama


A melhor maneira da mulher detectar um câncer de mama, é fazendo 1 vez por mês o auto exame. O auto exame da mama, é realizado pelas próprias mulheres que realiza a palpitação em si mesma.

Faça todo mês o auto exame da mama após o fim do período menstrual, agora para as mulheres que já passaram da menopausa realiza sempre o auto exame no primeiro dia do mês.

Na hora que você estiver realizando o auto exame verifique se os seios possuem: protuberâncias, ondulações, verifique a espessura dos seios e liberação de líquidos pelo mamilo.

Obs: Se os seios conter alguns deste sintomas acima procure imediatamente o seu médico.

Veja abaixo como é fácil de realizar o auto exame da mama que consiste nos seguintes 5 passos:

1º passo:

Examine seus seios no chuveiro ou na banheira pois as mãos escorregam mais facilmente quando a pele está molhada. Com seus dedos esticados, mova-os em toda a área de cada seio, procurando por protuberâncias, caroços duros e verifique a espessura.

2º passo:

Fique de pé em frente ao espelho e olhe os seios. Olhe primeiro com os braços esticados ao lado do corpo, depois com as mãos sobre a cabeça, depois com suas mãos na cintura apertando bem para que seus músculos do peito estejam flexionados. Procure por protuberâncias, diferenças em tamanho e formato e inchaço ou ondulações na pele. É normal os seios não serem exatamente iguais.

3º Passo:

Examine seus seios com os dedos enquanto estiver sentada ou de pé. Devagar e metodicamente aperte o seio com a mão oposta a ele. Com seus dedos esticados, trabalhe na direção circular ou em espiral, começando do mamilo e movendo gradativamente para fora.

4º Passo:

Deite e repita o terceiro passo. Coloque um pequeno travesseiro ou uma toalha enrolada atrás de seu ombro esquerdo e ponha o braço esquerdo atrás da cabeça. Isso distribui o tecido dos seios mais igualmente no tórax. Use sua mão direita para examinar o seio esquerdo, como no terceiro passo, e então use a mão esquerda para examinar o seio direito. Sinta se existe algum caroço que não existe na mesma área do outro seio.

5º passo:

Aperte o mamilo de cada seio gentilmente entre o polegar e o dedo indicador. Fale para seu médico imediatamente caso ocorra alguma descarga de fluido.
Fonte: Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam bem vindos!
Obrigada pelo carinho e deixem seus comentários.
Eles são muito importantes para mim!
Beijos!